Mesopotâmia

Mesopotâmia

MESOPOTÂMIA

Fala pessoal, hoje vamos fala sobre a Mesopotâmia. Afinal de contas que terra é essa que corresponde a Mesopotâmia antiga nos dias atuais? Bom nos dias atuais ela se encontra no Iraque, mas como a Mesopotâmia no mundo antigo tem uma variação de território em alguns livros você pode encontra que uma parte da Mesopotâmia faz parte do Iraque e outra na Turquia. A Mesopotâmia fica entre dois rios o Rio Tigre e o Rio Eufrates, e é dai que sai o nome Mesopotâmia já que esse nome significa “terra entre rios”.

Essa região na Mesopotâmia foi muito disputada. Um conceito que é importante ressalta e Crescente Fértil, mas o que é crescente fértil? É uma área que vai do Egito até o Golfo Persico que cobre uma área com vastas extinções desérticas que são irrigadas por quatro rios que são: Rio Tigre, Rio Eufrates, Rio Jordão e Rio Nilo. Então a Mesopotâmia é uma das regiões na Crescente Fértil, e foi por isso que a Mesopotâmia foi uma região muito disputada por ter algumas áreas fertilizadas e por ser torna alvo de povos que vem das áreas mais desérticas para melhores condições de vida.

Então muitas das brigas do mundo antigo, por conta de agua de terras férteis, e nessa época de guerra se formos  ver teve vários povos que ocuparam Mesopotâmia em determinado momento que a parecença desses povos foi paralela e teve momentos que esses povos se encontrão e começam a disputa, e com isso percebemos  que na Mesopotâmia tem momentos hegemônicos. Mas o que é um momento hegemônicos? Um momento hegemônico e um momento do domínio que em outras palavras é o tempo de domino de cada povo em determinado território ate que ele cai e venha outras pessoas reergue o território, e aconteça tudo devo.

Mas quais são os povos que exerceram o poder na Mesopotâmia em algum momento? Os principais povos são: Sumérios, Acádios, Babilônios (amoritas) Assírios, Caldeus (neobabilônicos) e Persas.

Principais características dos Sumérios:

Ocupações, organização política bem centralizada, cidades otomanas (tem suas próprias leis, sua própria moeda e etc…) e a escrita cuneiforme.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *