Amapá

Amapá

Primeiras Expedições

Olá, bom pra gente começar a estudar a história do amapá a gente precisa entender o contexto das grandes navegações que foi no século XVI, que fala da chegada dos europeus na américa. Um dos marcos é a chegada de Cristóvão Colombo em 1492, ele chega na américa e a partir daí a preocupação da Espanha é segurar a posse dessas descobertas e as terras que ainda serão descobertas para a coroa espanhola, e por causa disso que a gente vai ter esse primeiro momento a assinatura de um acordo que vai ser documentado em uma bula, bula intercoetera, o primeiro acordo foi intermediado por um Papa, chamado Alexandre VI, ficou estabelecido uma linha imaginária 100 Léguas a Oeste de Cabo Verde, o que estivesse á Leste seria de Portugal, e o que estivesse á Oeste seria da Espanha é isso que foi definido.

Mas os portugueses sentiram-se prejudicados com a primeira definição, e forçaram a barra para uma segunda definição. E é por isso que o   ano seguinte, ano de 1494 nos temos a assinatura do Tratado de Tordesilhas entre Portugal e Espanha, eles definiram a linha imaginária, a linha que estava a 100 léguas das ilhas de cabo verde , ela passou para 370  léguas ,então o território que pertencia á Portugal, de acordo com o tratado Tordesilhas ,ampliou um pouco mas. o tratado foi assinado em 1494.

Nem todos os Países concordaram ,com esse tratado os Ingleses, Franceses e os Holandeses. Eles não vão admitir o tratado de Tordesilhas, O rei da França, Francisco Primeiro ele ironizou o tratado perguntando ´´quero saber cadê o testamento do Adão e da Eva, dividindo o mundo com os portugueses e espanhóis como e que os dois países fazem um tratado dividindo as terras descobertas , e as terras que ainda seriam descobertas entre os dois países , e os outros?´´.

Então os outros países não iriam aceitar isso, e vão fazer incursões aqui no território Americano e agente no caso correria o risco de ter uma serie de guerras entre países por causa dessas terra na América, inclusive o Amapá será um cenário de confusão, entre estrangeiros por causa das terras que eles queriam.

As terras que pertenciam a Espanha, elas englobavam uma pequena Parte de Amapá. Então o Amapá é um território que pertence a Espanha, as primeiras expedições espanholas que passam pela região de Amapá, temos registros de passagem de VICENTE PISON aqui no Amapá por volta de março de 1500, ele navegou pelo rio Oiapoque é pelo litoral de Amapá, ele aportou para poder abastecer a expedição dele de água é ele capturou trinta Índios, para levar como escravos.  Numa lenda diz o caboco que eles assistiram ao fenômeno da pororoca e ficaram bastante assustados com aquilo e isso fez com que se apressarem a volta deles para a Espanha. Não foi só o VICENTE PIZON que passou por aqui no século 16 também temos a passagem de DIEGO DE LEPE ele também navegou no litoral de Amapá e entrou em conflito com os Índios e nessa guerra ele perdeu uns trinta Espanhóis eles foram assassinados na expedição de DIEGO DE LEPE. O FRANCISCO ORELLANA navegou pelo litoral do Amapá, ele e muito conhecido na história da Amazonia , porque também agente já tem uma outra expedição dele que é muito famosa que é a expedição de 1540 , ele percorreu o trajeto do rio amazonas todinho na primeira expedição na década de 40.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *