6° Ano – O que é História?

6° Ano – O que é História?

 

Fala garotada do 6° ano! O que a História estuda? As mudanças e permanências! Por exemplo: você toma benção do seu pai ou da sua mãe? Já viu seus tios e tias pedirem da sua avó ou avô? Já brincou de amarelinha ou garrafão de rua? Sabe o que é barra bandeira, cemitério ou queimada? Todos esses são exemplos de coisas que mudaram ou permaneceram. Podemos então dizer que a História é o estudo dos homens no tempo.

Mas, afinal de contas, o que fazem os historiadores e arqueólogos para descobrir o passado? Eles trabalham com fontes históricas. O que são elas? Pistas deixadas pelos povos, vestígios da passagem dos humanos pela vida.

As fontes podem ser orais, escritas, visuais, materiais.

São exemplos de fontes escritas: Uma carta, jornais antigos, um diário, tal como o da Anne Frank, que retrata sua experiência trágica na época da Segunda Guerra Mundial…

As fontes orais podem ser histórias, cantigas, canções de ninar, lendas passadas de uma geração para outra.

As fontes visuais podem ser fotos, desenhos antigos.

As fontes da Cultura Material são objetos como machados utilizados por pessoas de outra época.

É assim que um historiador investiga o passado. Mas, eles só procuram o passado dos reis, rainhas e presidentes? Não! A História é feita por vários indivíduos, sejam famosos ou anônimos. Tanto os faraós quanto os trabalhadores que construíram as pirâmides são sujeitos da História!

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *