Mesopotâmia

Mesopotâmia

Fala pessoal! Hoje vamos falar sobre os povos mesopotâmicos. A primeira pergunta é: qual região corresponde à Mesopotâmia antiga nos dias atuais? Hoje seria uma parte do Iraque e da Turquia. Fica entre dois rios, o  Tigre e o Eufrates. Daí saiu esta expressão, que significa “entre rios”.

Essa área da Mesopotâmia foi muito disputada. Ela fica numa região maior, conhecida como Crescente Fértil, que vai do Egito até o Golfo Persico , cobrindo vastas extensões desérticas, irrigadas por quatro rios: Tigre, Eufrates, Jordão e Nilo. Por ser uma das regiões do Crescente Fértil, a Mesopotâmia foi cobiçada por povos em busca de áreas férteis e melhores condições de vida.

No mundo antigo, a disputa por terras teve como característica os momentos hegemônicos de cada povo.  O que é isso? Um período de domínio de cada grupo em determinado território até sua queda, quando aparecia outro, conquistava e começava tudo de novo.

Os povos que exerceram o poder na Mesopotâmia em algum momento foram: Sumérios, Acádios, Babilônios (amoritas), Assírios, Caldeus (neobabilônicos) e Persas.

 

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *